quinta-feira, 5 de março de 2020

Os segredos do alinhamento justificado no Scribus




A justificação de textos em software de editoração eletrônica, como o Scribus, parece um assunto bobo, mas não é não. Para a maioria das pessoas justificar um texto se resume em clicar no ícone de justificação e acabou. Mas não é bem assim que a coisa funciona! A justificação pode provocar problemas visuais no texto bem desagradáveis.


Uma das ocorrências mais comuns na justificação é o surgimento de espaços vazios. No meio gráfico esses espaços recebem apelidos bem sugestivos. Os rios, por exemplo, são lacunas na composição, que devido a um alinhamento coincidente de espaços, parecem formar um caminho entre as linhas de texto. Há também o que o jargão gráfico chama de dentes de cavalo - que são espaços excessivos entre as palavras.

O fato é que dominar um texto justificado não é algo tão simples quanto parece. Mas é preciso fazê-lo e antes que você saia mexendo no espaçamento de letras aqui e ali, calma lá heim. O Scribus pode muito bem cuidar desse assunto sozinho. Aliás, é importante avisar que é altamente recomendável deixar o Scribus fazer esse trabalho, porque caso você altere alguma fonte, isso pode provocar um desequilíbrio em ajustes manuais que você tenha feito anteriormente.

Nesse vamos ver como o Scribus pode nos ajudar através de estilos. A ferramenta já reúne todos os recursos necessários para uma formatação impecável. Então vamos ver como configurar uma justificação de forma profissional.




Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Blog Valeu Cara no Google+Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::Regras::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos;
3. Spams serão deletados;
4. Para deixar alguma URL cite maiores detalhes do que se trata;
5. Lembre-se: aqui é um lugar para pessoas civilizadas.

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do editor.