quarta-feira, 4 de março de 2020

Esqueceu a senha de usuário no Ubuntu? A gente ensina como recuperar



PRIMEIROS PASSOS

Você pode facilmente redefinir uma senha de determinado usuário no Ubuntu usando alguns comandos na inicialização do sistema.



Para isso, inicie a sua máquina Ubuntu e pressione o botão ESC continuamente após a tela da BIOS para abrir o menu GRUB do Ubuntu, como imagem abaixo. Depois, selecione “Opções avançadas para Ubuntu” e pressione a tecla Enter.



Irá aparecer a opção “Recovery Mode”. Pressione-a para continuar o processo:



IMPORTANTE: Dependendo da versão do Grub do Ubuntu, a opção “Recovery Mode” pode aparecer logo na tela inicial; sem precisar acessar “opções avançadas”.

No Modo de Recuperação (“Recovery Mode”), escolha a opção “root – drop to root shell prompt”:



RECUPERANDO A SENHA

Ao selecionar a opção “root – drop to root shell prompt” no Modo de Recuperação, a linha de comando será exibida (imagem a seguir). Logo em seguida, será preciso remontar o sistema de arquivos de somente leitura para permissão de escrita (importante) executando o comando abaixo:

mount -o rw,remount /



Pronto!! Agora você poderá executar o comando de recuperação de senha. Sendo assim, execute o comando abaixo alterando “seunome” pelo seu usuário:

sudo passwd seunome

Defina a nova senha e conclua a operação executando o comando “exit” para retornar ao Menu de Recuperação (imagem abaixo). Depois pressione a opção “Resume”:



Por fim, quando solicitada a senha do usuário na tela de login você deverá informar a nova senha cadastrada nesta operação!!

Assine nossa newsletter!

Quer receber as novidades mais recentes do Blog Valeu Cara na sua caixa de entrada?
Informe seu e-mail e clique em Assinar.

Assine o feed RSS Siga o Blog Valeu Cara no Twitter Curta o Blog Valeu Cara no Facebook Canal do Blog Valeu Cara no YouTube





Participe deixando seu comentário, dúvida, sugestão, ideias, críticas, exemplos ou o que você quiser na parte de comentários desta postagem. Sua participação é extremamente importante para que este blog esteja sempre melhorando o seu conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

::Regras::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos;
3. Spams serão deletados;
4. Para deixar alguma URL cite maiores detalhes do que se trata;
5. Lembre-se: aqui é um lugar para pessoas civilizadas.

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do editor.