sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Inkscape: quem disse que degradês radiais precisam ser simétricos?

Aprenda o truque do degradê excêntrico no Inkscape

 






Gradientes radiais não precisam ser necessariamente simétricos. É possível soltar a imaginação e ousar um pouco mais, criando outras formas de degradês com resultados surpreendentes no Inkscape.




Um degradê excêntrico é um objeto preenchido com efeito de gradiente radial, mas que não segue uma simetria regular como ocorre na maioria dos casos. A ideia pode ser melhor compreendida usando uma definição emprestada da geometria. Na geometria, a excentricidade refere-se a um círculo que, colocado dentro de outro, não tem o mesmo centro que este último.

Já na área da mecânica diz-se que uma peça é excêntrica quando seu eixo de rotação não ocupa o centro a que é destinada a transformar um movimento de rotação contínuo num movimento de natureza diferente.

Pois bem, os degradês do Inkscape também podem seguir essa mesma característica. Observe nas imagens acima que os efeitos gradiente aplicados não seguem uma atenuação uniforme. As cores variam de forma mais intensa numa determinada área, se concentrando num foco e se dissipando suavemente nas áreas adjacentes.

Para produzir o efeito, com a ferramenta Gradiente radial aplicada num objeto qualquer, arraste a alça central do gradiente com a tecla shift pressionada. Isso moverá a alça do foco central do gradiente, em forma de "x" para longe do seu centro. Faça o teste e veja o resultado.

Um comentário:

::Regras::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos;
3. Spams serão deletados;
4. Para deixar alguma URL cite maiores detalhes do que se trata;
5. Lembre-se: aqui é um lugar para pessoas civilizadas.

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do editor.