segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Inkscape: mova objetos com degradê sem ter dor de cabeça

As imagens acima mostram duas janelas do Inkscape. No alto, uma elipse em que foi aplicado um efeito de gradiente, se posiciona à esquerda do documento.  Abaixo, a elipse foi ligeiramente movida para a direita de seu posicionamento inicial. Observe que o gradiente permanece inalterado em relação ao documento, mas torna-se afetado em relação ao seu posicionamento dentro do objeto, resultado que nem sempre é o que queremos.

Um recurso nativo do Inkscape que costuma causar pânico para usuários iniciantes é o ajuste de gradientes em preenchimentos e contornos quando se decide mover um objeto de lugar.

A tormenta geralmente se inicia quando o usuário cria um objeto na tela, aplica-lhe um efeito de preenchimento e, depois de atingir o resultado desejado, decidir mover o objeto de lugar, seja à direita, à esquerda, acima ou abaixo de sua posição inicial.


O usuário perceberá que, ao fazer o deslocamento do objeto, o preenchimento gradiente não se desloca junto, conforme mostra as figura acima.

O que é um problema para muitos, trata-se de um recurso oferecido pelo Inkscape, que é capaz de manter um efeito gradiente em sua posição em relação à página, independentemente do posicionamento dos objetos.

Mas nem sempre é isso que queremos.

A solução para esse, digamos - "problema" - é muito simples! A resposta está nessa barrinha de ferramentas abaixo.


Para que os efeitos de preenchimento dos objetos criados (ou copiados e colados) passem e se mover juntamente com eles, basta manter ativo o terceiro botão dessa barrinha. O botão indica se os gradientes devem ou não ser ajustados juntamente com os objetos.


Abaixo o resultado. Com o botão ativo, o gradiente aplicado em nosso círculo passa a ser deslocado conforme a movimentação do objeto.



2 comentários:

  1. Luiz... VALEU CARA!!!
    Eu estava com esse probleminha em uma das minhas máquinas e sabia ser apenas questão de clicar em algum botão da ferramenta que eu resolveria o problema, mas durante uma pesquisa para ver se alguém me deva uma luz, acabei caindo diretamente no escuro pois haviam muitos tópicos no qual não havia solução para o problema...imaginei realmente que fosse um bug no meu Inkscape, mesmo sabendo que essa era uma opção da ferramenta. Eu estava prestes a deleta-lo para a reinstalação quando fiz uma última pesquisa e encontrei aqui com você!
    Muito obrigado e parabéns pelo blog que é sensacional!!!
    ...pense se eu não assinei???

    Abraços, obrigado e precisando estamos às ordens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em poder ter ajudado. Continue acompanhando que tem muito material bom que está sendo preparado. Um grande abraço!

      Excluir

::Regras::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos;
3. Spams serão deletados;
4. Para deixar alguma URL cite maiores detalhes do que se trata;
5. Lembre-se: aqui é um lugar para pessoas civilizadas.

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do editor.