segunda-feira, 3 de maio de 2010

Brasão de armas do estado de São Paulo, em vetor



O brasão de armas do estado de São Paulo, executado pelo escultor Luiz Morrone, foi instalado no Salão dos Despachos do Palácio dos Bandeirantes em 12 de março de 1987. Fundido em bronze e esmaltado a fogo, pesa 150 kg. Foi descerrado no dia 16 de março de 1987, durante a primeira entrevista do governador Orestes Quércia, no Palácio dos Bandeirantes. O brasão de armas do estado de São Paulo foi instituído por ocasião da Revolução Constitucionalista de 1932, pelo Decreto nº 5.656, assinado pelo Governador Pedro de Toledo, em agosto do mesmo ano.

Sua criação é do pintor Wasth Rodrigues, como símbolo da “Campanha do Ouro para o Bem do Brasil”. Utilizado até o Estado Novo, em 1937, quando então foi substituído por outros símbolos nacionais. Somente com a redemocratização do país e a nova Constituição de 1946 o brasão de armas reconquistou sua função simbólica.

O Decreto-lei nº 16.349, de 27 de novembro de 1946, que dispõe sobre a restauração dos símbolos estaduais, no seu artigo 1º descreve a ordenação do brasão.

A Lei nº 145, de 3 de setembro de 1948 que institui a bandeira e o brasão do estado de São Paulo - descreve o brasão, sua feitura, seu uso em papéis oficiais das repartições públicas.

O decreto estadual 11.074, de 05 de janeiro de 1978 aprova normas do Cerimonial Público do Estado de São Paulo, em que regulamenta o uso do brasão do estado.

Para baixar o arquivo em vetor, prontinho para o Inkscape, é só clicar no link abaixo.

Clique para
Baixar


Atualização

14/03/2014: O brasão anteriormente estampado no blog estava com a composição de seu desenho errada. O brasão correto do estado de São Paulo possui um ramo de louro e outro de carvalho e não dois ramos de louro como vinha sendo exibido incorretamente por este blog. O blog +Valeu Cara pede desculpas pelo erro. Agradeço também ao leitor José Felix que me apontou o equívoco.

7 comentários:

  1. Luiz,
    Obrigado por disponibilizar o arquivo!
    Estava à procura deste brasão.
    Perfeito.
    E ótimo site.
    Um abraço!
    -Itiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço. Continue aparecendo por aqui, pois vem muitas novidades que, com certeza, você irá gostar.

      Caso queira, inscreva-se para receber as atualizações deste blog por e-mail ou siga-me no Twitter. 2013 promete!!!

      Excluir
  2. como fica o uso de imagem desse brazão ? gostaria de saber se posso usar ou se é proibido. Acho uma pena esses símbolos acabarem no esquecimento popular e se perder. Tenho uma e gostaria de produzir souvenirs com essa imagem , mas resolvi dividir minha dúvida com vc. Obrigado de qq forma pela bela imagem.

    Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter gostado do arquivo Fábio. Desde quando você postou tento encontrar uma resposta para sua dúvida. Inclusive, tentei entrar em contato com o Governo do Estado de São Paulo, via e-mail. Como até agora não obtive resposta oficial, acho por bem eu responder por conta própria mesmo.

      Bom, até onde eu sei, o uso indevido do brasão é crime. Não quero ti desapontar, mas acho que se você fizer uso desse símbolo em souvenirs poderá ter problemas com a justiça.

      De qualquer forma, eu recomendo que você pergunte lá no Portal do Governo do Estado de São Paulo, através desse link - http://www.saopaulo.sp.gov.br/

      Excluir
  3. E AI... Porque não é publicada a resposta da pergunta feita pelo Sr. Fábio Tolosa Barreto?

    Afinal, toda pergunta tem que haver uma resposta... E aqui neste site.

    Desculpe-me pelas palavras aparentemente agresivas, porém tudo neste pais fica pela metade,e o VALEU CARA, não deve ter este segmento.

    Celso Thomey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo contigo.

      Não considerei suas palavras agressivas. Infelizmente nem todas as perguntas que são feitas é possível dar uma resposta imediata. Recebo centenas de dúvidas diariamente. Tento responder tantas quanto forem possíveis, mas o fato é que nem todas as perguntas é possível responder por quatro razões principais:

      1º) não sei a resposta.
      2º) não sei a resposta de imediato, mas posso tentar descobrir.
      3º) eu sei a resposta, mas para respondê-la exigiria escrever um livro inteiro.
      4º) todas as minhas respostas, arquivos e tutoriais eu o faço de bom grado, sem exigir nada em troca. Poucas pessoas sabem, mas eu pago espaço em servidor do Google de arquivos que disponibilizo gratuitamente. Por isso preciso tirar minha renda de outra fonte. Eu também tenho trabalho, me alimento, durmo, estudo e pego ônibus. Dessa forma eu só consigo atender aos usuários deste blog dentro de um margem de tempo muito curta. Mas mesmo com todas as dificuldades eu procuro fazer todo o possível para ajudar.

      Em plena véspera de natal, por exemplo, enquanto muitos estavam se divertindo por aí, eu estava respondendo outras pessoas. Inclusive publiquei um novo tutorial aqui no Blog, já na madrugada do dia 25 de dezembro.

      Para ajudar outras pessoas eu dou preferência a ferramentas públicas, como redes sociais e especialmente este blog. Dúvidas que recebo por e-mail por exemplo, costumo solicitar ao usuário que acompanhe este blog. Foi pensando nisso que resolvi criá-lo, pois meus arquivos e tutoriais nada mais são do que uma coletânea de coisas que já respondi dezenas de vezes a outras pessoas.

      Devo mencionar que a participação neste blog é totalmente liberada. Todos tem a liberdade não só de postar, mas também responderem por conta própria as dúvidas de outras pessoas. Inclusive a dúvida do Fábio Tolosa poderia ter sido respondida sem minha participação.

      Então, por isso mesmo, faço também minha a sua mesma indagação: E AI... Porque não é publicada a resposta da pergunta feita pelo Sr. Fábio Tolosa Barreto? Afinal, toda pergunta tem que haver uma resposta...

      Eu espero um dia que este blog atinja um volume de conteúdo suficiente para dar as respostas necessárias e satisfatórias a pelo menos 90% de todas as dúvidas relacionadas à essa área. Eu tenho me esforçado para isso. Neste momento tenho várias tutorias sendo preparados no estilo passo-a-passo, bem como arquivos prontos para dar uma ajuda aos mais desesperados.

      Entretanto boa parte das dúvidas remanescentes dependerá também da boa vontade de outros usuários.

      Agradeço por sua participação no blog e peço que continue postando comentários e opiniões, pois é importante para o desenvolvimento do mesmo.

      Excluir
  4. bom dia meu nome È cleber campos sou louco pois este simbolo ha muito tempo e decidi colar ele em minha pele litaralmente , posso ter algum tipo de problema com isso ? obrigado aguardo resposta no email cleberebel@hotmail.com

    ResponderExcluir

::Regras::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos;
3. Spams serão deletados;
4. Para deixar alguma URL cite maiores detalhes do que se trata;
5. Lembre-se: aqui é um lugar para pessoas civilizadas.

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do editor.