sábado, 24 de abril de 2010

Planos de fundo de segurança anti-cópia para impressos profissionais





Planos de fundo e outros motivos para impressão de elementos de segurança são materias nem sempre fáceis de se obter e geralmente ficam confinados aos computadores de bureaus especializados.
Os chamados guiloches formam um dos elementos mais usados em impressos de segurança, como certificados, ingressos, atestados, vales, etc. Trata-se de materias produzidos com técnicas de impressão altamentes especializadas, compostos por linhas contínuas entrelaçadas, dispostas em figuras geométricas. Esses materais geralmente estão associados com a impressão irisada, também conhecida por impressão "split duct". Trata-se de um processo de coloração, utilizado na impressão offset, em que se obtém variações de tonalidades de cores através de minúsculas linhas multicoloridas, sem o uso dos processos comuns de degradês. A técnica destina­‑se a proteger documentos de segurança contra a separação de cores ou a cópia ao misturar progressivamente as cores.
Dessa forma, as imagens e os motivos impressos geralmente dão origem a falhas após a tentativa de cópia ou reprodução com scanner, devido ao efeito de desfoque (efeito blur). Ao usar um scanner, as micro linhas tendem a falhar e a misturarem-se, apresentando imagens perceptivelmente fraudelentas. Um posterior impressão em jato de tinta piora ainda mais a situação.
O Blog Valeu Cara traz agora para você um pacote contendo 22 motivos de planos de fundo de segurança. Podem ser usados como planos de fundo de certificados, documentos oficiais, ingressos, etc. Alguns dos modelos também são excelentes para serem usados na proteção de ofícios confidenciais e envelopes que precisam transitar nas mãos de terceiros até chegar ao destinatário. Um documento envelopado contendo um fundo impresso com essas linhas de segurança geralmente tornam qualquer tentativa de visualização das informações através da luz solar uma tarefa praticamente impossível.
Uma observação importante! Apesar dessas linhas contínuas entrelaçadas constituirem um item de segurança para materiais impressos, o seu efeito só se tornará efetivo em conjunto com a impressão em uma gráfica especializada, capaz de produzir impressos de altíssima resolução. Além disso, deve ser observado que o uso desse recurso isoladamente não garante a segurança total contra fraude. Os planos de fundo tratam-se apenas de um recurso de segurança visual. Para uma maior segurança anti-cópia de materiais impressos, devem ser adotadas outras medidas, que podem ser desde o uso de tintas fosforescentes, estampagem em relevo e marca d'água até o uso de selos holográficos, tarja magnética, chipes, etc. Cada caso vai de acordo com a necessidade de dificultar a cópia.
Todos os arquivos de planos de fundo de segurança anti-cópia estão em formato *svg, nativo do Inkscape. Bom proveito!

15 comentários:

  1. Obrigado, muuuito bom, estava procurando algo assim e claro, uso inkscape :D
    Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola , estou procurando programas para elaborar tais itens de seguranca em meus impressos ...
      favor entrar em contato para negociar esses programas ou arquivos
      att
      ronaldo guedes
      ronaldoguedes@conexaodovale.com.br

      Excluir
  2. Grato pelo arquivo, mas uma coisa: um site que incentiva o uso de código aberto não deveria usar um arquivo proprietário. .rar tem substituto tão eficiente em código aberto, .7z, ou um mais utilizado, .zip.

    ResponderExcluir
  3. Está pedindo uma senha, já me registrei no 4share, mas não consigo baixar, vc tem a senha para o download?

    ResponderExcluir
  4. ola , estou procurando programas para elaborar tais itens de seguranca em meus impressos ...
    favor entrar em contato para negociar esses programas ou arquivos
    att
    ronaldo guedes
    ronaldoguedes@conexaodovale.com.br

    ResponderExcluir
  5. Luiz,
    Ótima sua dica. Gostaria de saber como utilizar os fundos para proteger, por exemplo, uma apostila criada com o Word. Alguma configura~]ao especial quando a DPI, contraste, etc ?
    Obrigado
    Ubirajara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ubirajara. O objetivo desses fundos de segurança é atribuir legitimidade a um documento, mas não evita que ele seja copiado. A diferença é que esse item revela que não se trata de um original, mas sim de uma cópia. Mas isso quando usado condições de impressão especiais.

      Infelizmente acho que não há muito a fazer para proteger apostilas. Nesse caso, o que interessa para a pessoa que faz a cópia é o seu conteúdo, independentemente de sua originalidade ou não.

      Excluir
  6. Impressos de segurança de verdade não são feitos em programas gratuitos, são desenvolvidos em programas com venda restrita e controle de importação. O fundo rosáceo e os guiloches não garantem, absolutamente nenhuma segurança e anti cópia, as garantias são um somatório de elementos a começar pelo próprio papel, impressão com tintas especiais, se fosse fácil assim teríamos um derrame de coisas falsas no mercado incontrolável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlio. Você tem razão! É exatamente por isso que o texto do artigo alerta que:

      "Trata-se de materiais produzidos com técnicas de impressão altamente especializadas..." e ainda que "...deve ser observado que o uso desse recurso isoladamente não garante a segurança total contra fraude. Os planos de fundo tratam-se apenas de um recurso de segurança visual. Para uma maior segurança anti-cópia de materiais impressos, devem ser adotadas outras medidas...".

      Entretanto, para itens de menor valor financeiro agregado, seu uso num material enviado para uma gráfica capaz de produzir impressos especiais é bastante válido, mesmo sendo por meio de software livre. Basta imprimir um desses arquivos numa impressora laser de alta definição e o mesmo arquivo numa jato de tinta comum que as diferenças visuais são aberrantes.

      Excluir
    2. Olá,
      Gostaria de dicas de nomes de programas que ajudem a gerar esses elementos de segurança ou mesmo como baixar esses arquivos , pois não consegui
      Seria muito util para minha empresa para minimizar as falsificações
      ett
      Ronaldo Guedes
      ronaldotguedes@yahoo.com.br

      Excluir
  7. Olá,
    Gostaria de dicas de nomes de programas que ajudem a gerar esses elementos de segurança ou mesmo como baixar esses arquivos , pois não consegui
    Seria muito util para minha empresa para minimizar as falsificações
    ett
    Ronaldo Guedes
    ronaldotguedes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um software muito bom e de fácil manuseio para criar guiloches é o Cerberus, produzido pela empresa Guard-Soft. Mas trata-se de software proprietário, com vários plugins interessantes e preços que custam aproximadamente 150 dólares.

      Entretanto, qualquer programa de arte vetorial somando-se um pouco de criatividade é possível criar guiloches espetaculares.

      Quanto à minimização de falsificações, é bom que se tenha em mente que o item que dá a segurança não é o desenho do guilhoche e nem a complexidade dos florais. O que dá a segurança é a técnica de impressão utilizada e, além disso, se somada com a aplicação de tintas especiais.

      Atualmente existem tintas holográficas, tintas de alto relevo, tintas perolizadas, tintas fluorescentes, tintas visíveis somente com luz ultravioleta, além de uma infinidade de vernizes, etc. Uma impressão fora dos padrões de cor CMYK é o mínimo desejável como item de segurança já que prejudica a tentativa de reprodução em jatos de tinta ou laser.

      Para minimizar falsificações, é bom que você pense nas seguintes perguntas:

      1 - Qual será a finalidade do guiloche?
      2 - O valor agregado ao material impresso compensa o investimento numa impressão de alto custo?
      3 - Você vai usar para minimizar falsificações de que?

      Tendo essas respostas, é necessário escolher uma gráfica adequada, capaz de fazer impressos especiais. Gráficas comuns não fazem impressos de segurança. No máximo, você poderá conseguir uma gráfica com a tecnologia CTP - Computer to Place. Trata-se de um processo computadorizado de gravação das chapas usadas na impressão offset. A chapa é gravada através de laser, que é controlado por um computador. Isso permite que a chapa seja gerada diretamente de um arquivo digital, sem a necessidade da produção de um fotolito intermediário. Tal procedimento deixa a imagem com uma nitidez impressionantes, aumentando em muito a definição dos elementos gráficos.

      Como os guiloches usam linhas finíssimas, tal procedimento já ajuda, mas não é o suficiente para impedir falsificações. O ideal seria o uso de uma tinta de cor especial ou ao menos o uso de verniz brilhante sob papel fosco ou vice-versa - o que impossibilitaria a captura da imagem por meio de scanner e muito menos a impressão em impressoras domésticas.

      Isso para um item impresso que não tenha tanto valor agregado. Se o que será impresso valer uma fortuna, aí o jeito é partir não só para impressão com tintas especiais, como também adicionar outros itens de segurança, como marca d'água, selo holográfico, etc.

      Quanto ao link para baixar, estarei transferindo o arquivo para outro link até sábado - dia 19/10 - que facilitará o download imediato. Vai ser só clicar que o arquivo será baixado instantaneamente.

      Excluir
  8. Bom dia,

    Software DOCUFENDER: http://www.elographics.com.br/index.php?pagina=pacote&pacote=61

    Segue link do INMETRO com várias explicações sobre Impressos Protegidos: http://www.inmetro.gov.br/portalrbmlq/documentos_disponiveis/Aplicacao_das_Marcas_de_Verificacao/3-2-Detalhamento-Tecnico-Marca-Verificacao-Subsequente.pdf

    O uso de tinta UV, fundo numismático anti cópia, microletras, microletras negativas, fusão de materiais, tem várias informações úteis, lá...

    ResponderExcluir
  9. O nome correto do Software é DocuDefender.

    Uma forma de reproduzir um fundo anticópia e gerar 20 quadrados com reticulas de 1 à 20%, indentifica-los um a um. Gerar um impressão laser e depois copiar, o que não cópiar vai ficar como reticula do fundo e o quadrado seguinte vira a mensagem que fica abaixo do fundo como camada....

    ResponderExcluir

::Regras::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos;
3. Spams serão deletados;
4. Para deixar alguma URL cite maiores detalhes do que se trata;
5. Lembre-se: aqui é um lugar para pessoas civilizadas.

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do editor.